quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dia Nacional de Controle do Colesterol


        É pessoal, hoje dia 08/08 é o Dia Nacional de Controle do Colesterol e nada melhor do que falar um pouco desse problema que atinge grande parcela população.

     O colesterol é um tipo de gordura que faz parte das membranas celulares, age na produção de hormônios sexuais e se converte em ácidos biliares que atuarão por sua vez na digestão de gorduras. Nosso corpo produz uma quantidade essencial de colesterol que é o que chamamos de colesterol endógeno. Porém temos que considerar também o colesterol que vem da dieta diária. Quando ingerimos uma grande quantidade de alimentos ricos em colesterol, temos uma elevação de seus níveis no organismo o que com o tempo pode levar a uma série de problemas como a hipercolesterolemia (que é o aumento do LDL colesterol), até problemas cardíacos. 

Tipos de colesterol

      Existem dois tipos de colesterol: O LDL (Lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (Lipoproteína de alta densidade).

 
      O LDL, também conhecido como colesterol ruim, é responsável por causar o que chamamos de ateroesclesose, que é uma doença considerada inflamatória pois consiste na deposição de placas de ateroma (gordura) dentro dos vasos sanguíneos. Conforme a gordura vai se acumulando, menor vai ficando o calibre do vaso, podendo com isso acarretar problemas graves que vão desde hipertensão arterial até ao infarto pois o fluxo sanguíneo vai sendo bloqueado pelas placas de gordura.
(A figura ao lado mostra as placas de ateroma e a artéria sendo gradualmente bloqueada)


      O HDL, chamado de colesterol bom, ajuda no controle do LDL, pois age retirando parte dessa gordura dos vasos sanguíneos, reduzindo assim as chances de problemas cardíacos.

    Entretanto, devemos ficar atentos à algumas coisas: Apesar do HDL fazer seu papel ajudando seu organismo à retirar grande parte do LDL, devemos ingerir o mínimo possível de gordura saturada, pois o indivíduo precisa entender que o HDL auxilia na remoção, mas se a dieta não for equilibrada, o HDL não consegue realizar de forma eficaz o papel dele. 

Atenção: O colesterol é fundamental para o funcionamento do organismo, mas o que devemos nos certificar é de não abusar das quantidades ingeridas atravez da dieta. A quantidade máxima de colesterol que podemos ingerir por dia é de aproximadamente 300 mg.

Veja como anda seu colesterol:


Colesterol X Dieta

      Para reduzir o risco de doenças cardiovasculares devido à hipercolesterolemia devemos manter uma dieta balanceada. As principais fontes de colesterol são: carnes vermelhas e de porco gordurosas, vísceras ( coração, fígado e rim), pele de aves (por isso retire antes de cozinhar), frutos do mar (camarão, ostra, marisco), bacon, toucinho,embutidos, queijos amarelos, manteiga, creme de leite, entre outros.

Devemos:
  •  consumir uma dieta rica em fibras, em especial a aveia devido a uma substância presente nela: as B-glucanas;
  • Evitar o consumo de gorduras saturadas;
  • Dar preferência à carnes magras e alimentos com pouca gordura como os alimentos desnatados;
  • Praticar atividades físicas;
  • Manter seu peso dentro da faixa ideal.








Calculadora de IMC

Calculadora de IMC
Peso: kg
Altura: m cm
Nutricionista